Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Introdução 2

O presente trabalho visa atender as exigências do curso de graduação em Comunicação Visual do Centro Universitário SENAC e tem como objetivo pesquisar elementos para a criação de uma identidade visual para uma empresa de design, bem como descrever as etapas e os procedimentos que serão utilizados para o processo de criação.
Toda empresa deve ter sua própria marca e identidade visual, é isso que a identifica e a diferencia das outras. De acordo com Costa (2011), a marca é um signo verbal e visual. Verbal, pois é característica fundamental dos princípios da comunicação humana denominar os elementos da realidade, já que, segundo Costa, ”o que não se pode denominar não existe.” E é justamente sua característica de “denominar” a empresa que fará com que a marca possa circular com e entre as pessoas. Já o aspecto visual possibilitará que a marca se mantenha fixa no espaço do campo visível ao olho humano. O autor afirma que a memória visual tem maior força do que a auditiva, portanto a marca deve ter, além de um nome, a característica de poder ser vista.
Com a criação da marca e da identidade visual para a empresa em questão, tem-se o objetivo de diferenciá-la das demais e, além disso, apresentar seu perfil e sua personalidade, que são únicos, assim como sua marca deverá ser.
Serão apresentados alguns pontos importantes na história do Design e da Identidade Visual para que a partir deles seja criado o conceito para a criação da marca. Uma vez desenvolvido o conceito através de estudos teóricos, e com o mesmo definido, testes serão efetuados e apresentados aqui, para demonstrar o processo de busca da marca mais adequada e que melhor represente a identidade e os valores da empresa. Portanto, somente após definido o conceito, será possível pensar na criação da marca que, assim como no processo de definição do conceito, demandará diferentes estudos práticos e teóricos.
Para tanto, se faz necessário caracterizar, ainda que brevemente, a empresa que será alvo dos estudos. Não será uma empresa já existente, e sim a idéia de uma empresa de design que poderá vir a ser criada futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua expressão de opinião é uma troca de experiências sem precificação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...