Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Signo e a Marca

Quando percebemos uma marca ela deve nos significar algo, ela está como signo, ou sobre o produto ou associada a ele. A marca tem a função não apenas de estampar o produto, mas de caracterizá-lo, identifica-lo, atribuir um significado a ele.


A marca começa pelo nome que depois pode chegar a ser um signo visual transformando por meio do design em logotipo  (logo: palavra ou ideia de base; tipo: caracteres da escrita gutenberguiana). A marca em sua forma escrita toma forma na mão do designer e se transfoma em símbolo visual. O logotipo significa um produto, uma marca, uma empresa.(p.24)


Outra característica da marca é a possibilidade da mesma se desdobrar para atingir caráter icônico, chamado no livro de Costa de símbolo da marca. O símbolo da marca pode ser um simbolo de substituição do nome da marca e até do logotipo da mesma.

Vendo as imagens acima, temos os códigos para decifrar qual marca os símbolos das imagens representam.

Há a possibilidade de logotipo e símbolos tornarem uma unidade:




E há a possibilidade dos sinais se tornarem signos:


É sinal por serem apenas duas cores em suporte, apenas estímulos óticos e ao mesmo tempo é signo por significar uma marga.




Referência:
A imagem da marca || Um Fenômeno social (COSTA, 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua expressão de opinião é uma troca de experiências sem precificação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...