A marca começa pelo nome que depois pode chegar a ser um signo visual transformando por meio do design em logotipo (logo: palavra ou ideia de base; tipo: caracteres da escrita gutenberguiana). A marca em sua forma escrita toma forma na mão do designer e se transfoma em símbolo visual. O logotipo significa um produto, uma marca, uma empresa.(p.24)
Outra característica da marca é a possibilidade da mesma se desdobrar para atingir caráter icônico, chamado no livro de Costa de símbolo da marca. O símbolo da marca pode ser um simbolo de substituição do nome da marca e até do logotipo da mesma.
Vendo as imagens acima, temos os códigos para decifrar qual marca os símbolos das imagens representam.
Há a possibilidade de logotipo e símbolos tornarem uma unidade:
É sinal por serem apenas duas cores em suporte, apenas estímulos óticos e ao mesmo tempo é signo por significar uma marga.
Referência:
A imagem da marca || Um Fenômeno social (COSTA, 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua expressão de opinião é uma troca de experiências sem precificação.